O Instituto Flor do Piqui (IFP) realizou nesta quinta e sexta feira 22 e 23 de fevereiro de 2024 formação em gerenciamento de recursos hídricos (GRH) para aproximadamente 20 famílias beneficiadas do Programa Cisternas na comunidade Serrinha município de Granjeiro, interior do Ceará.
A formação foi realizada pelos técnicos do IFP, que, nesses dois dias apresentaram e debateram sobre temas importantes para a comunidade.
Inicialmente foi feita uma apresentação do IFP e do Programa Cisternas. De maneira dinâmica os beneficiários foram estimulados a realizarem uma reflexão sobre a importância da água para o desenvolvimento rural e da convivência com o semiárido.
A agroecologia também foi debatida. Os princípios ecológicos e o estudo de modos de produção que preservam a convivência harmônica com o meio ambiente, com os recursos naturais e socialmente justo, proporcionando assim, um agrossistema sustentável e inclusivo. “A agroecologia vai além de um meio de produção é um estilo de vida”, destacou Ailton, técnico do Instituto.
A manutenção, manejo e cuidado com a cisterna, temas que a nossa equipe técnica enfatizou durante o debate, e a importância de cuidar corretamente para que, a cisterna, dure e a qualidade da água armazenada seja preservada.
“Eu deixei de fazer uma feira do mês para fazer um tanque de 5 mil litros de água, a cisterna será uma ajuda muito boa, a gente não tem inverno o ano todo para garantir água”, contou Maria Cardoso, 54, beneficiária do Programa Cisternas.
O Programa Cisternas é uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Articulação do Semiárido (ASA) e tem como executora o Instituto Flor do Piqui e que irá beneficiar mais de 100 famílias no município de Granjeiro.