Com a volta do Programa Cisternas o Instituto Flor do Piqui(IFP), chega ao município de Araioses no semiárido maranhense. O programa vai financiar a construção de 100 cisternas calçadão de 52 mil litros de água. O objetivo é dar acesso a água para que as famílias possam fortalecer e desenvolver as atividades já existentes na região.
Por muito tempo, depois do golpe de 2016 o estado do Maranhão foi um dos mais prejudicados do semiárido brasileiro. Araioses é um exemplo do vácuo em políticas de tecnologias de convivência com o semiárido. Há cisternas construídas apenas no início dos anos 2000 e é nítido o atraso dessas políticas na região.
Atualmente o Programa Cisternas, através do IFP e da Articulação do Semiárido (ASA) está construindo 100 cisternas do modelo calçadão. Essas construções são resultantes do financiamento através da Fundação Banco do Brasil, do BNDES e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Para as famílias atendidas a chegada das cisternas irá proporcionar mais oportunidades para o homem e a mulher do campo, é o que destaca o agricultor João dos Santos, pequeno agricultor familiar do município de Araioses.