Na manhã do último sábado, 20 de abril, ocorreu no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante a abertura do II Circuito de Feiras da Agricultura Familiar do Crato. O evento contou com a participação de mais de trinta feirantes que tem como objetivo fomentar a produção e a comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar.
A apresentação da Banda Cabaçal dos Irmãos Anicetos do Crato e os repentistas Francinaldo Oliveira e Augustinho Oliveira abrilhantaram a abertura com muita descontração e proporcionando alegria para os presentes.
Na ocasião da feira, Instituto Flor do Piqui promoveu uma roda de conversa sobre O IMPACTO DOS AGROTÓXICOS NA SAÚDE. A dinâmica foi comandada pela Médica Alyne Alencar e o Médico Luiz Cuba que fazem parte da Rede Nacional de Médicas e Médicos populares do Brasil.
Durante a conversa Alyne e Luiz falaram das consequências do consumo de alimentos produzidos com o uso de Agrotóxicos para nossa saúde e ressaltaram a valorização da Agricultura Familiar na produção de alimentos orgânicos no Brasil.
No período da tarde a coordenadora do Projeto São José no do Instituto Flor do Piqui, Marcivania Mascarenhas, e a Engenharia Agrônoma Jaiane conduziram uma oficina prática sobre o Edital MULHERES RURAIS do Governo do Estado.
O Edital “MULHERES RURAIS” busca identificar mulheres que já tenham alguma atividade empreendedora rural. O objetivo é fomentar essa atividade e fortalecer o protagonismo feminino na renda das famílias.
A Noite fechou com a apresentação do grupo musical Cutuca a Burra que trouxe muita alegria e um forró pé de serra que animou o público presente
No segundo dia a feira continuou até o meio dia, onde a população cratense teve a oportunidade de comprar produtos da Agricultura Familiar e consequentemente fortalecer a produção e comercialização de produtos dos agricultores.
Um grande destaque da feira foi a Casa de Farinha dos agricultores da malhada que trouxeram para a feira a produção do tradicional Beiju e a tapioca com coco e amendoim.
O Circuito de Feiras é uma realização do Instituto Flor do Piqui e da Prefeitura Municipal do Crato, fazendo assim parte do calendário das feiras da agricultura familiar do Crato.
O Instituto Flor do Piqui está sempre à disposição para colaborar com o desenvolvimento sustentável da região. E um projeto como esse é uma oportunidade de melhoria de vida para o Homem do Campo que traz valorização e renda e o combate ao êxito rural.